Friday, January 26, 2007

Quem inventou o amor?

Segundo a mitologia romana, Cupido era filho de Venus (deusa do Amor) com Marte (deus da guerra). Um certo dia Venus estava admirando a terra quando avistou uma bela moça chamada Psique, uma moça muito bela, como era uma deusa muito vaidosa e não gostava de perder em matéria de aparência, muito menos para uma simples mortal. Venus chamou seu filho Cupido e pediu que ele fosse a terra e atirasse uma de suas flechas de amor em Psique, e fizesse com que ela se apaixone pelo homem mais feio do planeta. Quando Cupido entrou pela janela avistou um rosto perfeito, traços encantadores. Cupido se preparou para atirar esticou o seu arco, quando ia soltar a flecha Psique moveu o Braço, e Cupido acertou ele mesmo. A partir daquele instante Cupido ficou perdidamente apaixonado pela jovem. Voltou para casa, mas não conseguiu dormir pensando na Bela Psique. No dia seguinte Cupido foi falar com Zéfiro (o vento oeste) e pediu para que à transportasse para os ares e a instalasse num palácio magnífico, onde era a casa de Cupido.Quando a noite caiu, a moça ouviu uma voz misteriosa e doce: - Não se assuste, Psique, sou o dono desse palácio. Ofereço a ti como presente de nosso casamento, pois quero ser seu esposo.Tudo que está vendo lhe pertence. E tudo que deseja será concebido. Eu só lhe faço uma exigência não tente me ver. Só sob esta condição poderemos viver juntos e sermos felizes. Toda a noite Cupido vinha ver Psique, mas em uma forma invisível. A moça estava vivendo muito feliz naquele lindo palácio. Mas passando os dias Psique ficava cada vez mais curiosa para saber quem era seu marido. Certa noite quando Cupido veio ver Psique eles se encontraram e se amaram. Mas quando Cupido adormeceu Psique escondida e em silencio pegou uma lamparina e acendeu-a, quando ela viu o belo jovem de rosto corado e cabelos loiros, ficou encantada. Mas um pequeno descuido ela deixou cair uma gota de óleo no braço do rapaz. Que acordou assustado e ao ver Psique desapareceu. O encanto todo acabou o palácio os jardins e tudo que havia em volta desapareceu, como num passe de mágica. Psique ficou sozinha num lugar árido pedregoso e deserto. Desconsolado Cupido voltou para o Olímpo e suplicou a Jupiter que lhe devolvesse a esposa amada. O senhor dos deuses respondeu: - O deus do amor não pode se unir a uma mortal. Mas Cupido protestou. Será que Jupter que tinha tanto poder não podia tornar Psique imortal? O deus dos deuses sorrio lisonjeado e atendeu o pedido de Cupido. Nada mais se opôs aos amores de Cupido e Psique, nem mesm Venus.
Quando olhei em seus olhos pela primeira vez as poucas coisas que eu entendia de mitologia romana correram em meus pensamentos. A imagem de Cupido e Psique rodopiavam insensantimente. Lembrei da união do Amor e da Alma e percebi que quando estou ao seu lado me sinto completa, pois dentro de mim finalmente Cupido encontrou Psique.
Se ficaremos juntos, se viveremos esse amor ou se você será banido de meu palácio só Saturno (Cronos), senhor do tempo poderá nos dizer. Mas se preciso for desço aos domínios de Plutão (Hades) para te trazer para junto de mim.
Espero em Jupter que esse amor perdure!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

6:57 PM  

Post a Comment

<< Home